Gazeta Novomundense

chuva leve21°C19 de janeiro, 2022

Seu jornal digital

Seu jornal digital

Rússia veta resolução da ONU ligando clima e segurança internacional

Por César Donato, 14/12/2021 às 00:12:41
Assembleia Geral das Nações Unidas. 27/10/2015. REUTERS/Lucas Jackson.

O texto, que mereceu o voto favorável de 12 dos 15 membros do Conselho de Segurança, pedia ao secretário-geral da ONU, António Guterres, para “incluir os riscos de segurança relacionados com o clima como elemento central nas estratégias globais de prevenção de conflitos das Nações Unidas”. A Índia, sem direito de veto (por não ser membro permanente daquele órgão), também votou contra, considerando que o aquecimento global não está ligado a um problema de segurança internacional, mas de desenvolvimento económico. A China (que tem direito de veto) absteve-se.

A resolução exigia também ao dirigente máximo da ONU um relatório dentro de dois anos “sobre as implicações para a segurança (…) dos efeitos nefastos das alterações climáticas” nas questões geridas pelo Conselho de Segurança e recomendações sobre a forma como tais riscos podem ser abordados. Um pedido para nomear um enviado específico para essa matéria foi retirado à última hora pelos redatores do texto, para aumentar as hipóteses da sua aceitação por Moscou.

Para vários diplomatas que se manifestaram a coberto do anonimato, a oposição da Rússia é incompreensível perante “uma resolução que não era revolucionária”, precisou um deles. A embaixadora da Irlanda na ONU, Geraldine Byrne Nason, tinha sublinhado hoje, antes da votação, que o projeto de resolução era “um primeiro passo modesto”. “Precisamos de compreender melhor essa ligação” entre clima e segurança “e devemos analisá-la globalmente”, defendeu.

O seu homólogo do Níger, Abdu Abarry, condenou, após a votação, “a miopia” dos opositores ao texto proposto. A Rússia tem sido seguida da China em múltiplas questões, tais como Etiópia, Líbia, Sudão, República Centro-Africana, Mali, Bósnia, entre outras.

Como você se sentiu ao ler esta matéria?
+1
1
+1
0
+1
1
+1
0
+1
0
+1
0
Por César Donato, 14/12/2021 às 00:12:41
Acompanhar
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
  • Tamanho da Fonte
    Modo de Contraste
    Clique para ouvir