Gazeta Novomundense

nublado21°C19 de janeiro, 2022

Seu jornal digital

Seu jornal digital

Editorial Proferido por Ocasião da Première do Jornal Digital Gazeta Novomundense.

Por César Donato, 05/08/2021 às 18:08:47

 Para conhecimento de todos, torno público o seguinte:

Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara de Vereadores e demais autoridades presentes, e em nome desses apresento meus cordiais cumprimentos a todos os presentes. Honrado pela oportunidade a mim concedida nessa Casa de Leis, onde graças ao regime democrático posso dessa tribuna me dirigir ao povo.

O alvorecer do jornalismo segundo os historiadores remonta ao Imperador Romano que atribuem ao Imperador Júlio César esta invenção, através das “Actas Diurnas”. Eram registradas à mão em bases de madeira e mostradas na praça central dos vilarejos, assim todos os cidadãos poderiam ler e comentá-las em uma atuação pública, como diz Luciano Biagio Toriello. Popularizando-se com a invenção da imprensa no século XV pelo alemão Johannes Gutenberg, essa invenção foi uma das maiores revoluções da modernidade, o que contribuiu, sobremaneira, para um salto no que concerne a propagação da informação. Com esse advento o uso da informação veiculada em jornais, panfletos, boatos, paródias etc, foi fator determinante para a derrubada de regimes absolutistas – o que é um regime absolutista? É uma teoria política que defende que alguém (em geral, um monarca) deva ter o poder absoluto, isto é, independente de outro órgão – daí vem um dos princípios do jornalismo: a preocupação com as injustiças sociais, a busca de liberdade e igualdade, como consta na Declaração de Direitos do Homem e do Cidadão de 1789.

Com a chegada das mídias digitais surge nas comunicações, a necessidade de se adaptar a um novo modelo de atuação tendo em vista às inovações tecnológicas. Com “essas mudanças surgem novos desafios para os jornalistas da contemporaneidade. Com ênfase ainda maior no despertar do século XXI, o jornalismo sente a necessidade da utilização de novas tecnologias de comunicação nas suas práticas, tendo em vista o surgimento de demandas emergentes tais como a interatividade, a instantaneidade e a convergência midiática”

Dessa necessidade de adaptação as novas tecnologias digitais para divulgação de notícias, surge na sociedade novomundense como proposta jornalística o Jornal Digital Gazeta Novomundense, como um jornalismo essencialmente opinativo, afinal o jornalismo é assim por essência.

Destarte o que podemos dizer do Gazeta Novomundense em seu nascedouro, hoje dia 02/08/2021; dizer que ele nasce como um veículo que aposta na produção jornalística independente, dizer que acredita, que pode e deve contribuir para melhorar a sociedade a qual está inserido. Tendo, também, em seu surgimento princípios editoriais sólidos, que são: o temor a Deus, o pluralismo, o apartidarismo, o jornalismo crítico e independência. Também, com uma forte inclinação aos excluídos sociais, por entender que o oposto e a ampla salvaguarda é direito de todos e, principalmente daqueles que não tem voz diante dos poderes constituídos.

O Jornal Eletrônico Gazeta Novomundense não quer, somente elaborar notícias, mas, também, conhecimento. E saibam que seus conteúdos são meticulosamente definidos, com a finalidade de subsidiar os leitores para torná-los cada vez mais conscientes acerca de seus direitos e deveres enquanto cidadãos, assim como colaborar com a desalienação social, política e cultural, alargando informações que contribuem para o fortalecimento da prática da democracia.

Por fim, quero dizer que na sociedade do conhecimento, o jornalismo representa instrumento gerador de informações, de forma regular e contínua dentro de um processo dinâmico, afinal o jornalismo é a chama ardente, é o brilho, é a voz, é a tribuna, são os olhos, do cidadão.

Não posso aqui me furtar em agradecer a minha adorável esposa Luciane, por ter me apoiado nessa nobre tarefa, assim como; as autoridades aqui presentes, aos amigos que nos honram com vossas presenças, aos jornalistas e colunistas que compõe a equipe de profissionais do jornalismo novomundense, e em especial vocês! cidadãos novomundenses, afinal vocês são a razão da existência do Gazeta Novomundense.

A todos o meu muito obrigado!

Discurso na Tribuna da Câmara Legislativa no “Espaço Cidadão”
Como você se sentiu ao ler esta matéria?
+1
3
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
Por César Donato, 05/08/2021 às 18:08:47
Acompanhar
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
  • Tamanho da Fonte
    Modo de Contraste
    Clique para ouvir