Gazeta Novomundense

chuva leve21°C19 de janeiro, 2022

Seu jornal digital

Seu jornal digital

O pão nosso de todo dia.

Por César Donato, 27/07/2021 às 18:07:21

Você já parou para pensar na importância do pão em nossa sociedade?

Um alimento mundialmente conhecido, que tem uma herança de milhares de anos que perdura no mundo até hoje, e inclusive, é cultuado nos evangelhos da Sagra Escritura como “O pão nosso de cada dia nos dá hoje” (Mateus 6:11), ou em Lucas: “Dá-nos cada dia o nosso pão cotidiano” (Lucas 11:3).

A estimativa é que o pão tenha surgido há 12 mil anos na mesopotâmia juntamente com o cultivo do trigo. Os pães eram feitos de farinha misturada com o fruto do carvalho. Os primeiros pães eram; achatado, duro, seco e muito amargo. Para ser consumido o pão era lavado várias vezes em água fervente e depois assado sobre pedras ou embaixo de cinzas.

O primeiro pão assado em forno de barro foi há 7000 a.C.  no Egito, onde, mais tarde, descobriram o fermento. O pão chegou a Europa por volta do ano 250 a.C., fruto das relações comerciais entre egípcios e gregos. No Império Romano era preparado em padarias públicas, mas, com a queda do império esses estabelecimentos fecharam e o pão teve de ser feito em casa. Somente a partir do século XII, a França começou a melhorar a produção desse alimento e, então, no século XVII, o país se destacou como centro mundial de fabricação de pães. Uma comida que perdurou gerações e hoje é uma das mais consumidas no mundo.

Aqui no Brasil atualmente o pão francês é um dos pães mais populares em qualquer região do país, é facilmente encontrado com nomes diferentes em cada região; pão de sal, bengala, pão d’água, pão careca entre outros, sempre com um miolo úmido revestido por uma casca fina dourada e levemente crocante, composto por: água, farinha de trigo, sal e fermento.

Uma parte da história que pouca gente sabe é que esse pão não é francês, ele é um pão considerado brasileiro. A origem “Pão Francês” faz alusão aos pães de casca dourada e miolo branco que era produzido na França.

É de contínua importância lembrar o quanto o pão contribuiu para o crescimento e fortalecimento da humanidade, desde os tempos primevos até a contemporaneidade. Um alimento que nutre gerações de forma esplendorosa.

Então pessoal! Vocês já pensaram em fazer aquele pão de padaria em casa?
Vim aqui te dizer que é possível sim e fica realmente igualzinho da padaria, você irá se surpreender com essa receita. Depois de testar algumas receitas, cheguei a essa receita que realmente ficou como eu mais esperava.


Ingredientes:
600ml de água gelada;

1 kg de farinha de trigo;

10 gr de fermento seco;

16 gr de sal; e

16 gr de melhorador de farinha.

Agora que você já tem todos os ingredientes, mãos à obra para fazer o pão francês em casa, no vídeo abaixo tem o passo a passo e todos macetes para o pão francês perfeito.


Ah! se fizer não esquece de me marcar amo ver as marcações de vocês!!!

Tatiane Perassol. Instagram @taticonfeitaria.

Como você se sentiu ao ler esta matéria?
+1
2
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
Por César Donato, 27/07/2021 às 18:07:21
Acompanhar
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
  • Tamanho da Fonte
    Modo de Contraste
    Clique para ouvir